07 agosto 2006

40 anos de existência...

Ontem fez 40 anos de existência uma das obras importantes para a cidade de Lisboa e para todos os que andam ou passam por esta cidade. Nem mais nem menos que a Ponte 25 de Abril. Qual o meu espanto quando penso: "40 anos?? Só? Como é possível?! Como era antes a passagem de um lado para o outro?" Levada por esta curiosidade fui pesquisar acerca do surgimento desta muito utilizada obra. Então aqui vai o relato de como FINALMENTE, e ao bom estilo português, a saga da construção aconteceu:

"A primeira ideia sobre a construção de uma ponte que viesse a ligar a cidade de Lisboa à margem esquerda do Rio Tejo remonta ao ano de 1876. ["O quê? Há 130 anos? Isto promete..."]
Nessa altura, o engenheiro Miguel Pais sugere que a sua construção seja feita entre Lisboa e Montijo. Em 1888, um engenheiro norte-americano, propõe que a ponte seja construída entre a zona do Chiado, em Lisboa, e Almada.
No ano de 1889, dois engenheiros franceses, sugerem a ligação rodoviária e ferroviária a partir da zona da Rocha Conde de Óbidos, do lado de Lisboa, e Almada. Logo no ano seguinte, surge uma nova proposta, feita por uma empresa alemã, que propunha a ligação entre a zona do Beato, do lado de Lisboa, e o Montijo.
Já no século vinte, no ano de 1913, ["Eh lá, 37 anos a seguir temos novidades!!"] o governo português recebe uma sugestão para a construção de uma ponte. A proposta é reatada, em 1921 [“Ora lá vão mais 8 anos”], chegando o seu projecto a ser discutido no Parlamento português. [“Grande avanço que isto deu. Chegar ao Parlamento deve significar alguma coisa”] Decorria o ano de 1929, quando o engenheiro português António Belo solicita a concessão de uma via férrea a estabelecer sobre o Rio Tejo, a partir da zona do Beato, em Lisboa, e o Montijo. Perante esta iniciativa, ["Qual iniciativa? A que foi tomada em 1876?! Ou a que foi levada ao parlamento à 11 anos atrás? Deve ser essa!!"] o ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, acaba por nomear, no ano de 1933, uma Comissão, com o fim de analisar a proposta em causa. Contudo, todas estas propostas vão acabando por serem todas preteridas, em favor das obras da ponte de Vila Franca de Xira. ["Ora cá está... para quê construir de novo se existe uma velha a cair aos pedaços já aqui tão perto, +/- 40km?"].
Só no ano de 1953 é que o Governo português cria uma Comissão ["Já nesta altura as Comissões faziam sucesso! Já vamos na segunda!"] com o objectivo de estudar e apresentar soluções sobre a questão do tráfego ferroviário e rodoviário entre Lisboa e a chamada margem sul do Rio Tejo. ["E, pelos vistos fazem todas as mesma coisa!"]
Finalmente, em 1958, os governantes portugueses decidem-se, oficialmente, pela construção de uma ponte. ["82 anos para decidir, com várias propostas pelo caminho, uma ida ao Parlamento e 2 comissões avaliadoras?! Clap, Clap, muito bem, isto é que é trabalhar! Fazer as coisas rapidamente não é à Bom Português!"]
No ano seguinte ["Pois, isto de abrir concurso no ano em que se toma as decisões é colocar a carroça à frente dos bois"], é aberto um concurso público internacional. Após a apresentação de quatro propostas, ["Tantas? E, mais com um concurso internacional? AH, parece que o pessoal do mundo inteiro já devia estar farto de ouvir falar disto, penso eu de quê!"], o que aconteceu no ano de 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção. [“Provavelmente o projecto era exactamente o mesmo”]
A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. ["Ora isto foram 2 anos para escolher após tomada a decisão e mais 2 anos para começar! Isto é que foi rapidez. Este governo devia estar malukooo"].
Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada seis meses antes do prazo previsto, [“6 meses antes do prazo? Tá tudo doido...Estes norte-americanos devem ter chocado o país."] cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada,... passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar.
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril."

Resumindo, isto é que foi uma ponte dura de nascer! :LOL
Sou só eu, ou a tradição ainda é o que era quanto à política nacional?!? :S

4 Comentários:

Às 6:01 da tarde, agosto 07, 2006 , Blogger AS disse...

Sim, tens razão! A tradição ainda é o que era... apenas com uma pequena nuance... dantes demorava, mas faziam-se as coisas e faziam-se bem feitas. Agora ou não se fazem ou fazem-se mal! :)

 
Às 11:45 da tarde, agosto 07, 2006 , Blogger APN disse...

De facto, por cá tudo se faz com muita calma.... e após muitos estudos, e discussões, e outras tretas q tais, que em qq outro país resulta em obras muito bem planeadas, mas q por cá acabam sempre por ser feitas em cima do joelho, e sempre fora de prazos. Excepção feita à aniversariante... talvez os americanos tenham tido dedo nisso!?!?!?! Mas o q realmente impressiona é que a capital só tem ponte há 40 anos... e tão indispensável que ela se tornou, ou sempre foi! Já tendo nascido 9 anos depois da sua construção, e um depois do seu re-baptismo, não tenho ideia de como era a vida antes. Mas os meus pais contavam-me como era antes, e muitas vezes atravessei o tejo nos velhos cacilheiros, estando por vezes quase uma hora na fila, só mm pelo gozo q tinham... De facto Lisboa é uma cidade especial, mesmo q nem sempre pelos melhores motivos, mas é de facto singular uma capital de um país estar situada à beira de um rio tão largo, e sem maneira de o atravessar à excepção do barco... mas confesso, que apesar de gostar muito de a atravessar, não há maneira mais bonita de se chegar a Lisboa que usando o cacilheiro. Não há visão mais bonita da cidade, do que vista do rio do qual cresceu...
E uma das imagens mais simbólicas da revolução dos cravos, é a das letras que tinham o nome original da ponte, a serem derrubadas...

 
Às 12:24 da manhã, agosto 08, 2006 , Blogger McBrain disse...

Hmmm...

Excelente trabalho de pesquisa, sim senhora, parabéns!

De facto, não se compreende como é que a primeira ponte (a ponte Carmona) foi construída em... Vila Franca de Xira!

No entanto, não te esqueças que construir uma ponte com o comprimento da ponte sobre o Tejo em 1876 era algo que eu diria próximo do impossível!
Se pensares que à data da sua inauguração era a maior ponte suspensa fora dos EUA... imagina no século XIX (uma ponte clássica iria simplesmente destruir a navegação no Tejo).

Eu ainda me rio ao ver a reacção da minha colega sul-africana ao ver a Ponte 25 de Abril... nunca tinha visto um rio tão grande! Quando lhe disse o comprimento da Ponte Vasco da Gama, então.... :)

Fica finalmente uma última declaração no que diz respeito ào nome da ponte.. quem a construiu foi o governo do Prof. António Oliveira Salazar. Quem me conhece sabe como sou contra a ditadura desse senhor... mas não deixou de se um produto do seu governo!

 
Às 1:58 da tarde, março 27, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

E de repente encontramos um texto destes. Maravilhoso, era mesmo uma coisa destas que estava a precisar para alegrar a minha tarde. Obviamente nada deste texto seria sem os "remarks" acidos, tipico de um limao lol, brilhante =).

 

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