07 abril 2006

No smoking

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde e no seu âmbito o Ministério da Saúde propôs a proibição de fumar em recintos fechados e o aumento da idade mínima para a aquisição de produtos de tabaco para os 18 anos.

Se esta lei for em frente e aprovada, levanto-me e aplaudo de pé.
Já não era sem tempo que houvesse uma preocupação séria com as pessoas que optam por não fumar. E, que infelizmente são os que têm que estar sempre a "ceder" para poderem frequentar locais como cafés, bares, alguns restaurantes, etc., etc., etc. e, até locais de trabalho!

Will health win?!!!

7 Comentários:

Às 4:36 da tarde, abril 09, 2006 , Blogger McBrain disse...

Aspiro a poder inspirar com prazer dentro de um bar muito em breve!

Eu por acaso também tenho certos vícios que não revelarei aqui, mas por respeito aos outros mantenho-os em casa. :-D

Já agora, podiam era baixar a idade mínima para se comprar uma revista p0rno! :)

Em defesa da juventude!

 
Às 9:12 da tarde, abril 09, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Pois. É um facto que até no cafezinho da Fnac, que é um sitio pelo qual tenho tanto apreço, levamos com baforadas brutais de tabaco. Acho impressionante como o pessoal parece intelectual quando está no café da Fnac a fumar que nem locomotivas e a falar sobre cultura. Deve ser aquele plano de criar arte e morrer novo para então ter algum reconhecimento :)

 
Às 9:51 da tarde, abril 09, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Aprovado! Estou desejosa de poder estar num bar a beber shots até cair para o lado sem levar com o fumo do tabaco dos outros :D Não tenho vontade nenhuma de morrer de cancro do pulmão, ainda por cima sem fumar...

Quero ver é como é que essas leis vão ser cumpridas... vão ter que pôr um policia em cada bar, em cada restaurante, em cada cafezinho de esquina, porque não estou a ver os donos dos estabelecimentos a chegarem-se ao pé do cliente e dizerem que ele não pode fumar ali... Até no metro já vi pessoas a fumarem e não há ninguém que lá vá dizer alguma coisa... enfim! Vamos lá ver no que isto dá! :) Não deixa de ser uma excelente iniciativa :)

 
Às 9:52 da tarde, abril 09, 2006 , Blogger Wildflower disse...

A medida é sempre um pouco controversa. À semelhança de muitos países também Portugal parece estar a entrar nesta "onda" de politicas anti-smoke. Eu pessoalmente adoro, mas creio que a ser aceite e aprovada esta lei, haverá para aí muito portugues a passar-se dos carretos. Espero não vir assistir a tristes cenas...porque no que toca a extremismos alguns tugas as vezes conseguem ser do pior.
Está me a parecer que isto vai dar pano para mangas...:)
Boa semana Su.

 
Às 10:41 da tarde, abril 09, 2006 , Blogger Su disse...

Obrigada pelos comentários... fantásticos! :)

A liberdade de uns termina quando começa a dos outros e, nesta situação de fumadores ou não fumadores, a liberdade do fumador deveria terminar onde a saúde do não fumador é afectada.
Para mim é uma questão de liberdade social e de saúde pública.
Segundo as noticias, a intenção do governo é que esta lei entre em vigor em 2007.
I hope so.

Mcbrain, elucida-me. Qual é a idade mínima pra compra dessas revistas?? :eheh

Cheers. :D

 
Às 12:21 da tarde, abril 17, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Bem...
Em verdade vos digo, se não fumardes, nem levardes com o fumo dos outros, tende fé e vivereis eternamente.

É claro, que o fumo de quem fuma, prejudica quem não fuma, assim como o próprio que fuma, mas aí já é por vontade própria. Mas também não seria boa ideia apelar ao governo para ter mais atenção as Inspecções Periódicas dos automóveis?? (parece que estou fora do contexto, mas já vão perceber) É que anda aí cada veículo na rua, que mesmo que circulemos dentro de outro veículo, aquelas gases de escape que mais parecem nuvens de trovoada acabam por fazer também muito mal à saúde. Mas andam aí, porquê? Porque sempre pagam Imposto de Circulação, Seguros, etc etc...

Ainda em relação ao tabaco... eu não fumo, nunca fumei e estou em completo desacordo com o aumento do tabaco pela efectiva razão de o ser. Que ninguém se iluda que é para evitar problemas de saúde... façam mas é as contas aos milhõ€s que vão entrar nos cofres do estado.

Viva a república das bananas...

 
Às 1:04 da tarde, maio 04, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, três milhões de fumantes morrem por ano de doenças relacionadas com o tabaco.

O tabagismo é a maior causa preveniente de morbidade e de mortalidade em muitos países. Mas a dependência da nicotina é um comportamento tão virulento que embora 70% dos fumantes desejem parar de fumar, apenas 5 % destes conseguem fazê-lo por si mesmos. Isso ocorre porque o comportamento do fumar não apenas causa doenças mas é, ele mesmo, uma doença: a dependência da nicotina.

A visão do comportamento do fumar como dependência de droga causou uma verdadeira revolução nas formas de entendimento e tratamento dos fumantes. Isso foi precipitado pela publicação, em 1988, do Relatório do Cirurgião Geral Koop. Nesse, concluiu-se que o cigarro e outras formas de tabaco geram dependência; que a droga que causa dependência no tabaco é a nicotina; e que os processos farmacológicos e comportamentais que determinam a dependência ao tabaco são similares àqueles que determinam a dependência de outras drogas como a heroína e a cocaína. Dessa forma, a dependência do cigarro passou a não ser mais vista apenas como um “vício psicológico” mas como uma dependência física que deveria ser tratada como uma doença médica, nos mesmos moldes do tratamento de outras substâncias que causam dependência.

Há fumadores que n têm carro, e conduzir não é uma doença. Podem esses sim utilizar os transportes públicos, o que a maioria não faz. Não ao fundamentalismo. Abram bares para não fumadores que sempre é mais fácil a um particular que abrir passeios longe de estradas.

Um beijo enorme para a minha amiga Su!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial