08 março 2006

Dia da 'Gaija'

Ontem na viagem de regresso a Lisboa, vinha dos Açores – S. Miguel, a assistente de bordo oferece-me o JN e após folhear algumas páginas sou relembrada do dia da ‘Gaija’.
Hoje, dia 8 de Março, comemora-se o dia da Mulher. Pois bem, parece-me que este dia é mais uma forma dissimulada de discriminação positiva, que as mulheres ainda são alvo em pleno século XXI. Nesse mesmo jornal eram descritas algumas realidades, tais como: “As estatísticas revelam ainda que, em média, as mulheres ganham menos 15% que os homens em toda a EU”; “A Marinha vai ter, pela primeira vez na sua história, a partir de hoje, uma mulher a comandar um navio.”; “com apenas 56,6% das jovens, entre os 20 e os 24 anos a completarem o ensino secundário”. E, posso acrescentar mais algumas realidades. Por exemplo, o actual ministro do trabalho pretende levar à AR um relatório sobre a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, que pela constituição deveria ser apresentado todos os anos e, que nunca foi apresentado pelos governos anteriores. Será que vai ser desta? … E, que dizer de uma estação televisiva, na área de transmissão de directos (trabalho eletrotécnico e de telecomunicações) não contratar mulheres para fazer parte dessa equipa, em situação alguma??
Deixemo-nos de demagogias e cinismos, o que se pretende é que estes factos e números deixem de existir, que desde o poder politico às mentalidades, sejam feitas alterações e mudanças para que a igualdade seja finalmente alcançada e não um dia para que estes assuntos sejam falados e falados e falados e novamente falados … e, já estamos em 2006!!
Isto parece-me ser o que realmente está por detrás do dia da Mulher.

4 Comentários:

Às 6:15 da tarde, março 15, 2006 , Blogger Mónica Lice disse...

Parabéns pelo teu blog!

Gostei e prometo voltar!:)

Abraço!

 
Às 2:39 da tarde, março 16, 2006 , Blogger Su disse...

Obrigada pela visita e comentário!:D
Ca estaremos quando voltares com mais crónicas.

Cheers!

 
Às 9:56 da manhã, abril 03, 2006 , Blogger McBrain disse...

Tens que me contar melhor essa de nenhuma mulher trabalhar nos directos de uma estação de TV. Pensei que isso fosse contra a lei...

Clro que a entidade empregadora pode sempre alegar que "é coincidência" :-|

 
Às 10:12 da manhã, abril 04, 2006 , Blogger Su disse...

Volta que eu conto-te tudo ;)

Cheers!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial