02 março 2006

Pintura no feminino

Josefa D'Óbidos,natureza morta,s/data. Barros e cesto,queijo e cerejas.
Fui com o meu grupo do curso de Desenho ao MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga), conhecer melhor a ala de pintura portuguesa. Uma vez lá, vi-me com o desafio de desenhar um quadro de Josefa D'Óbidos. Deliciei-me com os dois únicos quadros expostos desta pintora do século XVII. È verdadeiramente maravilhoso o trabalho desta Senhora pela simplicidade com que cria dinamismo na tela apenas com natureza morta, que parece ganhar vida própria na composição. A pintura de Josefa d’Óbidos “Não é simples, nem muito ortodoxa..., mas contém sentido profundo e extenso.”
O que mais me fascinou foi se tratar de uma mulher, nascida no ano de 1634 que viveu em Portugal quase toda a sua vida e que se dedicou à pintura no perído barroco, tendo sido e continuando a ser aclamada como brilhante no seu estilo.
Visitem o MNAA, tem um excelente local para tomar ‘cafesh’, entre outras coisas.

4 Comentários:

Às 10:12 da tarde, março 06, 2006 , Blogger Wildflower disse...

MNAA fantastico museu um dos meus locais de eleição...os paineis de s.vicente e o quadro do Bosh (que por acaso n me lembro do nome) do melhor. Um deleite aquele miradouro para se passar uma bela tarde à conversa. Boa escolha!
E parabéns pelo espaço...mesmo sendo azul, este limão promete ;)

 
Às 11:58 da manhã, março 08, 2006 , Blogger Su disse...

O quadro do Jeroen Bosch (Hieronymus Bosch) que falas parece-me ser o "As Tentações de Santo Antão"!!
Este pintor é conhecido por muito do seu trabalho retratarem cenas de pecado e tentação de uma forma bastante obscura. Era um grande "malucoo" e estava muito à frente... :)
O limão azul agradece os teus parabens!:D

 
Às 4:07 da tarde, março 09, 2006 , Blogger José Castro disse...

MNAA MNAA!! Te-te-te-re-re!! :-D

MNAA MNAA!! Te-te-re-te!! :-D

 
Às 2:35 da tarde, março 16, 2006 , Blogger Su disse...

Grande recordação, Jac! Sou maluca por esse video dos marretas com as vacas cor de rosa a cantar essa musiquinha! :D

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial